quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Manifestação Cultural Brasileira: Batuque

Batuque

Essa manifestação cultural possui uma imensa riqueza e representa culturas subalternas, pouco conhecidas pela maioria da população.  Ainda mantém traços culturais originários e característicos que fundamentam a identidade dessa nação como um país multicultural. Luis Sandei, Secretário de Cultura de Tietê, conta que o Batuque de Umbigada é uma manifestação folclórica, que teve início no município de Tietê, no período da Colonização (séc. XVII). Segundo ele, “essa era a manifestação na qual os escravos celebravam o plantio da cana-de-açúcar, café e fertilidade do solo. Uma maneira encontrada para amenizar o sofrimento na senzala”, explica.
De acordo com o Secretário, que também trabalha com teatro e com arte, trata-se de uma dança onde o umbigo é o elemento principal. Pois o umbigo é o primeiro contato com o mundo (ventre materno). “A Umbigada se apresenta na forma de dança onde se utilizam os instrumentos finados por uma fogueira” complementa Sandei. Os instrumentos utilizados são: tambu; quinjengue; matraca; guaiá (chocalho). De acordo com ele, as batuqueiras (mulheres) e os batuqueiros se posicionam em fileiras, homens de um lado e mulheres do outro. Encontram-se e fazem a marcação dos passos e ao centro lançam seu quadril para frente e dão a umbigada. E por questão de ética e respeito, parente não pode dançar junto (pai-filha, irmão-irmão etc.).
Atualmente, na cidade, acontece apenas uma apresentação ao ano, na tradicional festa de São Benedito, mas, segundo Sandei, o objetivo é aumentar o número de apresentações. Sandei fala sobre o significado e importância do Batuque de Umbigada para a cidade: “a tradição representa muito, valoriza a cultura africana e aumenta a autoestima de quem participa diretamente ou não dessa cultura”. E completa: “o Batuque de Umbigada é uma forma de dança, de se divertir, de se expressar corporalmente. Queremos estimular o Grupo de Batuque de Tietê e proporcionar à população eventos e oficinas ligadas a esta manifestação cultural.






Batuque é uma forma genérica de denominar as religiões afro-brasileiras de culto aos orixás, encontrada principalmente no estado do Rio Grande do SulBrasil, de onde se estendeu para os países vizinhos, tais como Uruguai.

Disponível em: http://www.revistahadar.com.br. Acesso em : 3 set. 2014
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Batuque. Acesso em : 3 set. 2014
Disponível em: http://marcondysfranca.blogspot.com.brAcesso em : 3 set. 2014

Victor Scapin, Enzo Romão, Giovanna Bortolon e Helena - 172

Nenhum comentário:

Postar um comentário